Resenha – Depois de Você (Jojo Moyes)

Depois de Você Jojo Moyes

Sinopse:

Quando uma história termina, outra tem que começar.

Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.

Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Depois de Você Jojo Moyes

O que eu achei:

Acho que nunca li um livro que dividisse tanto as opiniões. De um lado, aqueles que odiaram a história e usaram argumentos do tipo: desnecessária, forçada, nada a ver. Do outro aqueles que amaram a continuação, defendendo Jojo Moyes e Louisa em sua nova vida.

Eu fiquei balançada pelos dois lados ao longo da leitura, mas confesso que enquanto escrevia essa resenha, acabei com boa parte do corpo no ladinho dos que não ficaram muito satisfeitos com a história, mas calma! Vamos por partes.

Como disse aqui, Como eu era antes de você foi um dos livros que me fez chorar copiosamente nessa vida, então eu fiquei meio em dúvida se me arriscava na continuação ou não. Sabe quando temos aquela sensação de que é melhor não mexer no que já está perfeito, mas ainda assim a tentação de seguir em frente com a história é forte demais? Pois é.

Em Depois de Você, Lou está lidando com o luto, sofrendo a perda de Will e tentando seguir em frente, e isso é completamente compreensível. Como faz muito tempo que li o primeiro livro, me lembrava pouco das particularidades de alguns personagens e fiquei meio confusa no início, mas amigos que uniram uma leitura na outra, me disseram que é isso mesmo, os personagens se mantiveram fiéis as suas personalidades, exceto a mãe de Lou, que é uma atração a parte dessa história.

Depois de Você Jojo Moyes

Convenhamos que Lou nunca foi muito certa das ideias e agora, com o luto, as coisas não andam muito melhores, logo no início do livro uma pessoa do passado do Will aparece e torna a vida da Lou ainda mais difícil. Primeiro ponto surpresa: havia muitas teorias e ideias de quem seria essa pessoa, mas de maneira alguma, a realidade passou pela minha cabeça. Sobre minha impressão bastante duradoura sobre este novo primeiro personagem: chatíssimo.

Ser meio maluca das ideias, ok, mas ser trouxa acho que já é demais, né Louisa? “Aff, mas ela não é trouxa, tadinha dela, só quer ajudar…”, olha gente, é trouxa sim! Ou então eu que tenho um coração muito ruim e não quero acreditar nisso (rs), eu ajudaria a pessoa, até um certo ponto, mas algumas coisas estão muito além dos limites. Enfim… Aceita que dói menos e segue em frente, uma hora de chatíssimo o personagem se torna “compreensível” e então, finalmente, aceitável. Sei que vai parecer difícil conforme você for virando as páginas, mas acredite, é possível!

Uma outra coisa que me irritava na história, para logo em seguida aliviar, foram alguns pontos clichês que abriam margens para a história anterior se repetir, a possibilidade de um novo personagem paraplégico, de uma nova morte traumática, toda vez que chegava um parágrafo desse eu bufava e pensava: Jojo Moyes, não faça isso! O que pra mim, acaba gerando uma irritação desnecessária no leitor, mas talvez só eu fiquei preocupada dos eventos se repetirem, não vi mais ninguém comentando isso.

Depois de Você Jojo Moyes

Em contrapartida a tudo isso, entendo que o aparecimento de uma pessoa do passado de Will com tantos problemas foi uma forma de motivar Lou a seguir em frente, não que ela realmente faça isso, ou tome as melhores atitudes a respeito, mas é a Lou! Vamos com calma 🙂 E afinal de contas, o que é certo e o que é errado?

E então temos um novo envolvimento amoroso para Louisa, assim como a própria personagem ainda não se vê com ninguém após Will, é difícil para nós aceitar esse novo envolvimento, mas de uma maneira geral ficamos felizes por ver as coisas se desenrolarem de forma positiva, mesmo que em meio a pequenas complicações.

O que descobrimos, antes da própria Lou perceber, é que ela tem um dom incrível de melhorar a vida dos outros, mesmo mal sabendo lidar com a sua própria, é perceptível como suas ações influenciam de forma positiva nas vidas que, por destino, acabam sendo colocadas lado a lado com a sua. E isso é algo para se admirar na personagem criada por Moyes.

Depois de você não me emocionou tanto quanto o primeiro livro, salvo uma passagem final que fez escorrer duas ou três lágrimas, mas acabou sendo uma continuação aceitável e satisfatória da história. O leitor não pode esperar uma Louisa que está curtindo a vida adoidado, pois esse nunca foi o perfil da personagem, no começo a narração é até um pouco arrastada, mas em algum ponto ela dá uma guinada, apresenta diversas revelações e ganha um novo fôlego. Vale lembrar que a personagem está passando por um longo e doloroso período de luto e que nunca teve muitas pessoas compreensíveis ao seu redor, se o leitor puder fazer as vezes desse amigo compreensivo, sua experiência pode ficar muito melhor!

Depois de Você Jojo Moyes

O problema, olha ele aí de novo, é que o livro dá abertura para uma continuação (de novo), o que sinceramente, não precisava, mas explicaria o fato dele ser um pouco mais morno. Geralmente é assim que seguem as trilogias, né? Um começo esfuziante, um meio nhé e (as vezes) um final arrebatador. Mas calma! Eu não sei de nada disso, na verdade, eu preferia que houvesse uma nova história para colocar realmente um ponto final decisivo na história de Louisa. Se já chegamos até aqui, vamos fazer do fato: Louisa feliz, algo confirmado e aprovado. 

Mas fique tranquilo(a), é um daqueles finais abertos em que você sabe o que acontece com a personagem e como provavelmente será sua vida dali para frente, acredito que foi só um recurso para deixar em aberto as possibilidades: “o livro foi um grande sucesso”, opa, vamos contar mais um pouquinho sobre o que acontece com Louisa a partir desse ponto então; “o livro foi mais ou menos”, ok, as pessoas já conseguem ter uma ideia de como será a vida dela. Uma jogada bem comercial.

Na verdade, esse é um dos livros que eu não sei direito se devo ou não indicar a leitura. Acho que se você é como eu e não se conforma com o “fim” das histórias que realmente mexeram com você, no sentido de se apagar ao personagem e querer continuar trilhando um caminho com ele, por favor, leia! Acho que Lou precisa de alguém mais compreensível do que eu, mas se você acha que um livro precisa ser extremamente especial e te arrebatar sempre, melhor passar essa história e esperar para conferir as coisas num próximo filme, quem sabe?

 

Nota: 3,5/5

Onde encontrar:

Skoob
Amazon
Saraiva

Curta a página do Literatura Pessoal no Facebook
Siga nosso Instagram: @literaturapessoal


Um comentário sobre “Resenha – Depois de Você (Jojo Moyes)

  1. Gostei muito da sua resenha.
    Estou terminando de ler e, realmente, têm partes que simplesmente não dá vontade de continuar a ler de tão monótono que é. A personagem que aparece do passado de Wil e simplesmente muito irritante, só lá pro final do livro que ela se torna mais “aceitável”. O livro é mais/menos e, para mim, “Como eu era antes de você” não precisava de continuação..

Deixe um comentário

