#Séries 9 – 3 motivos para começar a assistir Westworld

westworld hbo

Olá amigos! Vocês provavelmente já ouviram falar de Westworld, a nova série da HBO que promete ser a “substituta” de Game Of Thrones, caso não, fica aqui a oportunidade de conhecer um pouco mais dela.

Com previsão de 10 episódios para essa primeira temporada, os criadores da série disseram que já tem um final programado para a história, o que eu acho ótimo! É triste quando uma série começa e os criadores/emissora/qualquer um prolongam aquilo eternamente para ganhar dinheiro e aí perde-se a essência da parada (vide Supernatural).

Esperei até chegarmos a este 5º episódio, metade da temporada, para comentar minhas impressões sobre a série e porque, sinceramente, no primeiro episódio fiquei com muito mais perguntas do que respostas na mão. Então listei aqui 3 motivos para você começar a assistir Westworld. Isso mesmo, só 3. Acho que são suficientes para te convencer, ou apenas provocar seu interesse, afinal de contas, são motivos muito bons!

westworld hbo

1 – A história

Criada por Jonathan Nolan e Lisa Joy, Westworld tem como produtor executivo ninguém menos que J. J. Abrams! Se juntar isso ao elenco (motivo número 2) já estaria bom pra chamar a sua atenção, mas aqui quero falar sobre o contexto da trama que é baseada no filme de mesmo nome, que foi escrito e dirigido pelo escritor americano Michael Crichton em 1973.

A história se passa em um parque temático ambientado no Velho Oeste. Esse parque altamente tecnológico é habitado por androides sintéticos apelidados de “anfitriões”, eles são mocinhas e bandidos, prostitutas, fazendeiros, xerifes e caçadores de recompensa, todas aquelas figuras que a gente já conhece dos filmes de faroeste. Esses androides estão ali seguindo um roteiro diário de uma história e servem para recepcionar os “recém-chegados”, que no caso, são os seres humanos visitantes do parque, normalmente pessoas com muito dinheiro que pagam para viver em Westworld uma completa imersão no velho oeste.

westworld hbo

Ao chegar em Westworld o visitante escolhe as roupas que quer usar na sua “aventura”, embarca em um trem e chega na cidade, ali passa a interagir com os anfitriões, provocando mudanças em suas histórias. As história dos androides reiniciam todos os dias, exceto se eles ainda estiverem acompanhados de um visitante, esse padrão logo é percebido.  

E para garantir um ambiente seguro, nenhum androide pode matar um humano, ou seja, os visitantes podem decidir atirar contra todos dentro de um bar que, mesmo que alguém revide, ele não será machucado ou morto. Isso abre precedentes inacreditáveis, não é mesmo? Imagina sair a caça de um fora da lei terrível com a certeza de que, apesar de toda adrenalina e perigo, você não será morto? Parece tentador.

westworld hbo

Mas como nem tudo são flores, os androides começam a apresentar pequenas falhas de sistema, lembrando de “outras vidas” ou questionando situações e padrões que não deveriam ser questionados.

Enquanto isso, na área externa no parque, ou melhor, na central de controle, uma diretoria pressiona o criador do parque para corrigir essas falhas, mas o excêntrico Dr. Robert Ford não parece se preocupar muito que seus androides tenham cada vez mais consciência da sua real situação.

No começo fiquei achando que seria algo meio “Eu, robô”, mas acho que já superamos isso.

westworld hbo

2 – Elenco (humanos interpretando androides)

Surge aqui talvez sua primeira preocupação: humanos interpretando androides, mas já te tranquilizo pra dizer que as interpretações são inacreditáveis. Já no primeiro episódio Evan Rachel Wood, que interpreta Dolores uma androide filha de fazendeiro e a mocinha da história, e o ator que faz seu pai, que não encontrei o nome de jeito nenhum, impressionam. Quando estão “ligados” com todas as suas emoções são perfeitos, quando recebem comandos para abandonar as emoções e passar as informações de praxe, são inacreditáveis! Sério, pra mim um dos grandes destaques de Westworld são as atuações.

Periodicamente os androides são levados para a central para passarem por um espécie de análise comportamental e é nesse momento que a mágica das atuações acontece. Desativando funções, pausados ou apresentando bugs de sistema, todos eles impressionam.

Também não é pra menos, além de Evan Rachel Wood, integram o elenco Anthony Hopkins, como Dr. Robert Ford, um dos criadores do parque, Ed Harris, Thandie Newton, James Marsden, Jeffrey Wright, Jimmi Simpson, Rodrigo Santoro e muitos outros atores excepcionais!

westworld hbo

3 – Teorias

Repleta de mistérios é claro que Westworld começa a vivenciar a fase das teorias desenvolvidas pelos fãs na internet. Estou mais atenta a elas desde que a teoria de John Snow em Game Of Thrones, que sustentei (junto a milhares) durante anos, se tornou real.

Para mim, nada melhor do que uma série que desenvolve dezenas de teorias pelas cabecinhas de seus fãs e, apesar de ainda não ser muito comentada, Westworld vem levantando muitos questionamentos daqueles que estão acompanhando sua história.

westworld hbo

Qual será essa nova história do parque e quais androides farão parte dela? O que será esse misterioso labirinto que tem movido parte da narrativa? Porque o Dr. Ford parece ser o único que não se importa com os androides terem cada vez mais consciência de suas histórias passadas e suas origens? Existe um androide entre os funcionários do parque? A história se passa em dois tempos diferentes? Quem é o homem de preto?

Claro que quem já viu o filme deve saber alguns pontos que ainda são mistérios para a gente, mas ainda assim as expectativas continuam a crescer.

Conversando com o Bruno enquanto escrevia essa resenha, chegamos a uma teoria que tem boa chance de ser real e explicaria muito algumas coisas que andam acontecendo por lá. Não pesquisei, nem li nada a respeito porque realmente não quero correr o risco de ler algum spoiler de quem já viu o filme. Por isso, caso você seja uma dessas pessoas, peço encarecidamente que não comente nada a respeito 🙂

westworld hbo

E aí, ficou animado para assistir essa série? Já assistiu algum episódio? Deixe seu comentário aí e vamos confabular algumas teorias!

Trailer:

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s